quarta-feira, 22 de abril de 2020

Informações sobre a COVID-19

COVID-19 é causada por um novo coronavírus (SARS-CoV-2), que apresenta um quadro clinico  que varia de infecções assintomáticas a quadros respiratórios graves. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a maioria dos pacientes com COVID-19 (cerca de 80%) podem ser assintomáticos ou apresentam quadro respiratório leve, outros 20% dos casos podem requerer atendimento hospitalar por apresentarem dificuldade respiratória e desses casos aproximadamente 5% podem necessitar de suporte em terapia intensiva.
A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra, por contato próximo por meio de gotículas de saliva, espirro, tosse,  ou por toque ou aperto de mão contaminada com secreção respiratória, objetos ou superfícies contaminadas com essas secreções, como celulares, mesas, maçanetas, brinquedos, teclados de computador, quando compartilhado por pessoas doentes.
Os sintomas mais comuns desta doença são:
  • Tosse seca
  • Febre 
  • Dor de garganta
  • Dificuldade para respirar

O diagnóstico deve ser feito por um médico, que após analisar a história, os sinais e sintomas pode solicitar o exame para comprovar a doença. Os exames mais difundidos são  o RT PCR que deve ser feito até o sétimo dia de doença e também a pesquisa de Anticorpo , que só deve ser feito a partir do sétimo dia de sintomas.
Até o momento, não existe tratamento comprovadamente eficaz contra a COVID 19. Todos os tratamentos instituídos são experimentais e visam além do combate ao vírus, também à inflamação que ele causa no organismo.  Por isso é importante evitar a disseminação do novo coronavirus.
Para prevenção da transmissão deste vírus é importante
  • Lavar com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienizar com álcool em gel 70%.
  • Ao tossir ou espirrar, cobrir nariz e boca com lenço descartável ou com o braço, e não com as mãos.
  • Evitar tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Manter uma distância mínima de cerca de 2 metros de qualquer pessoa tossindo ou espirrando.
  • Evitar abraços, beijos e apertos de mãos. Adotar um comportamento amigável sem contato físico.
  • Higienizar com frequência o celular (pode usar o álcool isopropílico a 70%) e os brinquedos das crianças.
  • Manter os ambientes limpos e bem ventilados.
  • Evitar circulação desnecessária nas ruas, estádios, teatros, shows e igrejas, bancos. Se puder, fique em casa. Não fazer visitas a amigos e vizinhos, vocês podem conversar por telefone.
  • Se estiver doente, evitar contato físico com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos, e ficar em casa até melhorar.
  • Dormir bem e ter uma alimentação saudável.
  • O Ministério da Saúde recomenda a utilização de máscaras caseiras ou artesanais feitas de tecido em situações de saída de sua residência.

.
Como medida adicional, mantenha-se informado , evite disseminar Fake News, ou notícias que não tem finalidade de ajudar. É um momento que precisamos cuidar um do outro e não disseminar o pânico nas pessoas.
Mas, se você ou alguém da sua família ficar doente, é importante manter alimentação saudável, se hidratar bem. O Ministério da Saúde criou um aplicativo para orientações nestes casos, mas deve-se procurar um hospital imediatamente caso venha a apresentar dificuldade para respirar.
Faça a sua parte, proteja-se e proteja a sua família . Evite a disseminação da COVID 19 .

Ana Paula Souza Amorim Queiroz
Médica Infectologista
CRM 13587

Links para aplicativo do Ministério da Saúde:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dicas dos Servidores

Após a implantação do PJE e a vigência da nova resolução que trata da prestação de contas dos partidos políticos, tenho observado a grande quantidade de equívocos nas petições iniciais, o que gera retrabalho e atraso na evolução do processo, já que o cartório deve certificar, passar a despacho e efetivar as retificações na autuação. Somente após isso é que as demais providências são tomadas, o que gera demora em alguns dias, para o desfecho.
Ultimamente cumpri vários atos de retificação de autuação, em situações que poderiam ser evitadas facilmente com disseminação de informações sobre a petição inicial da prestação de contas, notadamente a de declaração de ausência de movimentação.
A partir do momento em que a prestação de contas deixa de ser procedimento administrativo e passa a jurisdicional, formalidades mínimas quanto à petição inicial devem ser observadas, salvo melhor juízo, apesar de ser um processo atípico, sem a "triangulação" processual.
Entre os equívocos mais comuns estão:
- peticionamento perante o segundo grau de jurisdição;
- autuação em zona diversa da competente, em locais com mais de uma zona;
- classificação incorreta (PETIÇÃO CÍVEL - Regularização... X PRESTAÇÃO DE CONTAS);
- ausência dos nomes dos responsáveis - presidente e tesoureiro - e de sua qualificação;
- falta de qualquer justificativa para o fato de o partido não ter movimentação durante todo o ano ("causa de pedir"), em caso de declaração de ausência de movimentação de recursos.
Assim, elaborei um formulário modelo de petição, que poderá servir de orientação para aqueles que tenham dúvida, conforme link abaixo, com a redação a ser adaptada e melhorada.
Submeto à avaliação de conveniência quanto à divulgação no Blog:


Atenciosamente,
João Evódio Silva Cesário
Analista Judiciário | ZE-048