sexta-feira, 22 de maio de 2020

Dicas de quem ama cinema, por Rosângela Reis

Hoje as nossas dicas de filmes estão num formato diferente e muito legal!
Nossa colega Rosângela Reis, da SEDIN, que ama cinema, nos enviou algumas sugestões de uma forma bem especial!!
Agora é só escolher e preparar a pipoca!!!


- AQUARIUS: uma jornalista aposentada defende seu apartamento, onde viveu a vida toda, do assédio de uma construtora, que quer construir um mega  empreendimento no local. A história é muito bem conduzida com ótimos diálogos, atuação impecável de Sônia Braga, a fotografia é linfa e a trilha sonora encantadora, tem no spotify.



- A ODISSÉIA DOS TONTOS: adorei este filme, ainda mais que tem Ricardo Darim, ator argentino, que eu gosto muito, é a história de um grupo de amigos, que mora numa pequena vila da província de Buenos Aires, em 2001, resolvem juntar suas economias para fazerem uma cooperativa, porém eles perdem todo dinheiro, que havia depositado no banco na véspera e descobrem que foi uma manobra ganaciosa do gerente do banco e de um inescrupuloso advogado, que tinham informações privilegiadas sobre o que ia acontecer no pais, então este grupo de vizinhos decide organizar-se e preparar um minucioso plano para recuperar seu dinheiro.



- A PEQUENA MISS SUNSHINE: o sonho da pequena Olive é se tornar miss sunshine, então quando surge a oportunidade, sua família se une numa viagem de kombi rumo a realização desde sonho. Durante a viagem vários perrengues aparecem, mas eles vão passando por eles e ficando mais cientes de que o que vale mesmo é o amor e o respeito entre eles. Amei este filme.



- DE CARONA PARA O AMOR: uma comédia romântica muito divertida e inusitada, conta a história de Jocelyn é um empresário muito bem-sucedido, extremamente egocêntrico e egoísta, sempre disposto a inventar mentiras para tirar vantagem em qualquer situação promissora. Um dia, ele resolve seduzir uma bela mulher fingindo sofrer de uma deficiência. No entanto, fica mais difícil sustentar a farsa quando ele é apresentado a nova cunhada, que é realmente deficiente, eles então começam uma história meio sem futuro, mas aos poucos a interessante Florence o encanta. A fotografia do filme é belíssima.



- BASTARDOS INGLÓRIOS: a história se passa durante a segunda guerra mundial, na França, com um grupo de judeus americanos, conhecidos como Bastardos, que captura e elimina os soldados do 3º Reich. Em paralelo há a história de Shosanna, uma judia, que conseguiu fugir dos nazistas e montar um cinema, onde acontecerá um grande evento, que reunirá  os líderes do partido nazista. O filme é muito bom, um roteiro bem original e excelentes atuações de Brad Pitt e de Christoph Waltz. Este é o meu filme preferido de Tarantino, mas recomendo todos os outros dele.



- YESTERDAY: um cantor e compositor que não consegue fazer sucesso, sofre um acidente e acorda em uma estranha realidade em que só ele lembra das músicas dos Beatles. Ao cantar as músicas de seus ídolos, ele faz um enorme sucesso e conhece a fama, mas tudo isto tem um preço e ele tem que fazer escolhas. Um filme inusitado, sensível e com uma trilha sonora que dispensa comentários.



- QUE HORAS ELA VOLTA: um filme nacional, que fala sobre diferenças sociais. A pernambucana Val (Regina Casé) se mudou para São Paulo a fim de dar melhores condições de vida para sua filha Jéssica. Com muito receio, ela deixou a menina no interior de Pernambuco para ser babá de Fabinho, morando integralmente na casa de seus patrões. Treze anos depois, quando o menino (Michel Joelsas) vai prestar vestibular, Jéssica (Camila Márdila) lhe telefona, pedindo ajuda para ir à São Paulo, no intuito de prestar a mesma prova. Os chefes de Val recebem a menina de braços abertos, só que quando ela deixa de seguir certo protocolo, circulando livremente, como não deveria, na visão deles, a situação se complica.



- MONSIEUR E MADAME ADELMAN: é outro filme francês, que eu adorei, conta a história de de Sarah (Doria Tillier) e Victor (Nicolas Bedos), que estiveram juntos por 45 anos. No funeral dele, Sarah é abordada por um jornalista que deseja contar a história de seu marido, um renomado escritor, a partir do olhar da mulher que sempre o acompanhou. A partir de então, ela passa a contar as minúcias do relacionamento que tiveram, incluindo segredos bastante íntimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dicas dos Servidores

Após a implantação do PJE e a vigência da nova resolução que trata da prestação de contas dos partidos políticos, tenho observado a grande quantidade de equívocos nas petições iniciais, o que gera retrabalho e atraso na evolução do processo, já que o cartório deve certificar, passar a despacho e efetivar as retificações na autuação. Somente após isso é que as demais providências são tomadas, o que gera demora em alguns dias, para o desfecho.
Ultimamente cumpri vários atos de retificação de autuação, em situações que poderiam ser evitadas facilmente com disseminação de informações sobre a petição inicial da prestação de contas, notadamente a de declaração de ausência de movimentação.
A partir do momento em que a prestação de contas deixa de ser procedimento administrativo e passa a jurisdicional, formalidades mínimas quanto à petição inicial devem ser observadas, salvo melhor juízo, apesar de ser um processo atípico, sem a "triangulação" processual.
Entre os equívocos mais comuns estão:
- peticionamento perante o segundo grau de jurisdição;
- autuação em zona diversa da competente, em locais com mais de uma zona;
- classificação incorreta (PETIÇÃO CÍVEL - Regularização... X PRESTAÇÃO DE CONTAS);
- ausência dos nomes dos responsáveis - presidente e tesoureiro - e de sua qualificação;
- falta de qualquer justificativa para o fato de o partido não ter movimentação durante todo o ano ("causa de pedir"), em caso de declaração de ausência de movimentação de recursos.
Assim, elaborei um formulário modelo de petição, que poderá servir de orientação para aqueles que tenham dúvida, conforme link abaixo, com a redação a ser adaptada e melhorada.
Submeto à avaliação de conveniência quanto à divulgação no Blog:


Atenciosamente,
João Evódio Silva Cesário
Analista Judiciário | ZE-048