quarta-feira, 17 de março de 2021

Coisas que me contaram - Carlos Augusto

 




                                                                 OVO É UM VENENO

 

            Sentado certo dia em Nagé, ouvia duas comadres que conversavam sobre o lado ruim das comidas e como certas comidas eram perigosas.           

            Uma delas, muito convicta dizia que não comia e não tinha quem fizesse ela comer ovo. E comentou:

            - Quando me lembro de seu Antenor, um homem apesar da idade, forte, alegre, brincando até algumas horas antes de morrer.

            Entrei na conversa e perguntei:

            - E o que aconteceu a seu Antenor?

            - Comeu ovo, se deitou para descansar, demorou de levantar quando foram ver estava morto. Eu mesmo preparei, bem salgadinho como ele gostava.

            - Que idade tinha seu Antenor?

            - Mais de sessenta, quase setenta não era Rose?

            - Acho que se não tinha setenta, estava perto. Ele é do tempo de tia Euterpe que morreu com setenta e dois anos.

            Me interessei e puxei mais conversa. Afinal gosto muito de ovo frito ou cozido e poderia nesta conversa adquirir algum ensinamento ou precaução sobre o ovo.

            - Como tudo aconteceu?

            - Tinha acabado de tratar uma bacia de peixe, pouco mais de meio dia, ele que morava sozinho veio até minha casa bateu e pediu se poderia fritar uns ovos para ele. Respondi que sim, até hoje tenho remorso, se pudesse voltar atrás não faria aquele favor. Peguei uma frigideira grande que tenho, coloquei o óleo, bem sal como ele gostava, umas rodelas de cebola, deixei fritar um pouco e estava pronto.

            Os vizinhos sabiam e confirmavam que seu Antenor era doido por ovos, comia quase todo dia e nunca se queixou de nada.

            - Me lembro como se fosse hoje, ele pegou a frigideira com dificuldade que ainda estava quente, me agradeceu sorridente e saiu porta afora.

            Procurei finalizar a conversa afinal, as duas pareciam sofrer bastante lembrando a morte do amigo, quase um pai, viu as duas nascer.

            Então perguntei:      

            - Quantos ovos foram fritos naquela frigideira para o almoço de seu Antenor?

            - Dez, quando entramos na casa dele, a frigideira ainda estava com algumas migalhas de pão, lisa parecendo que ele usou o pão para saborear as últimas gotas de óleo bem salgadinho como ele sempre gostou.

 Tomei um susto e perguntei.

- Quantos ovos?

- Dez.

Finalizei:

- Realmente ovo é um veneno.

 

Carlos Augusto  - Servidor Aposentado

 


2 comentários:

  1. Que maravilha de Conto. Adorei o assunto e a forma clara e divertida que foi escrita. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Coitado do Seu Antenor rsrs... realmente o segredo de uma vida saudável está no equilíbrio. Comer 10 ovos cheios de óleo e sal todos os dias, não poderia acabar bem mesmo...

    ResponderExcluir

Dicas dos Servidores

Após a implantação do PJE e a vigência da nova resolução que trata da prestação de contas dos partidos políticos, tenho observado a grande quantidade de equívocos nas petições iniciais, o que gera retrabalho e atraso na evolução do processo, já que o cartório deve certificar, passar a despacho e efetivar as retificações na autuação. Somente após isso é que as demais providências são tomadas, o que gera demora em alguns dias, para o desfecho.
Ultimamente cumpri vários atos de retificação de autuação, em situações que poderiam ser evitadas facilmente com disseminação de informações sobre a petição inicial da prestação de contas, notadamente a de declaração de ausência de movimentação.
A partir do momento em que a prestação de contas deixa de ser procedimento administrativo e passa a jurisdicional, formalidades mínimas quanto à petição inicial devem ser observadas, salvo melhor juízo, apesar de ser um processo atípico, sem a "triangulação" processual.
Entre os equívocos mais comuns estão:
- peticionamento perante o segundo grau de jurisdição;
- autuação em zona diversa da competente, em locais com mais de uma zona;
- classificação incorreta (PETIÇÃO CÍVEL - Regularização... X PRESTAÇÃO DE CONTAS);
- ausência dos nomes dos responsáveis - presidente e tesoureiro - e de sua qualificação;
- falta de qualquer justificativa para o fato de o partido não ter movimentação durante todo o ano ("causa de pedir"), em caso de declaração de ausência de movimentação de recursos.
Assim, elaborei um formulário modelo de petição, que poderá servir de orientação para aqueles que tenham dúvida, conforme link abaixo, com a redação a ser adaptada e melhorada.
Submeto à avaliação de conveniência quanto à divulgação no Blog:


Atenciosamente,
João Evódio Silva Cesário
Analista Judiciário | ZE-048