quinta-feira, 11 de março de 2021

Mulheres na Bahia, no Brasil e no Mundo

 


Fernanda Júlia Barbosa nome artístico Onisajé é yakekerê (mãe pequena) do Ilê Axé Oyá L´adê Inan na cidade de Alagoinhas Bahia, possui graduação em Direção Teatral pela Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (2010), Mestre em Artes cênicas pelo Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia - PPGAC - UFBA, com a dissertação ANCESTRALIDADE EM CENA: CANDOMBLÉ E TEATRO NA FORMAÇÃO DE UMA ENCENADORA (2016) sob a orientação da Profª.drª. Sonia Rangel. Doutoranda pelo PPGAC-UFBA com o projeto de Pesquisa TEATRO NEGRO E ANCESTRALIDADE: ITANS E ORIKIS COMO POÉTICAS DE CRIAÇÃO DA CENA (2017) sob a orientação do Prof. dr. Luiz Marfuz. Diretora artística fundadora do NATA - Núcleo Afro-brasileiro de Teatro de Alagoinhas (1999). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Direção Teatral e Preparação de atores, e pesquisa o Candomblé como matriz e motriz poética para a criação cênica.



Eleita seis vezes como a melhor jogadora do mundo pela Federação Internacional de Futebol (FIFA), Marta Vieira da Silva, conhecida apenas por Marta, é a maior jogadora de futebol brasileira e considerada uma das mais talentosas na história do esporte. Nascida no interior de Alagoas, já rodou o mundo jogando em times no Brasil, Suécia e Estados Unidos. Atualmente, defende o Orlando Pride, dos Estados Unidos, além de atuar pela seleção brasileira desde 2002. Entre homens e mulheres, Marta foi a atleta mais premiada até a edição de 2019, quando o argentino Lionel Messi também recebeu seu sexto troféu e igualou-se à jogadora. Conquistou duas vezes os Jogos Pan-Americanos, três títulos da Copa América, foi vice-campeã da Copa do Mundo em 2007 e conquistou duas vezes a medalha de prata nos Jogos Olímpicos. Já marcou 117 gols pela seleção brasileira, sendo 17 deles em Copas do Mundo, acumulando mais um recorde de maior artilheira de Copas do Mundo. Além disso, a Organização das Nações Unidas (ONU) nomeou Marta como Embaixadora da Boa Vontade para mulheres e meninas no esporte, em 2018, e uma das defensoras dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) entre 2019 e 2020.



Iman Ghaleb Al-Hamli gerencia um grupo de 10 mulheres que montaram uma microrrede solar, oferecendo energia limpa e de baixo impacto, a apenas 32 km da frente de batalha da devastadora guerra civil no Iêmen.

A microrrede é uma das três estabelecidas pelo Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD) em áreas fora da rede do Iêmen, e a única administrada inteiramente por mulheres. Inicialmente, a equipe foi ridicularizada por desempenhar uma função associada aos homens. Mas desde então elas conquistaram o respeito da comunidade e uma renda sustentável para si mesmas, além de desenvolverem novas habilidades profissionais.

"Minha mensagem para todas as meninas no Iêmen é para realizar seus sonhos. Elas devem se esforçar com confiança e desafiar todas as dificuldades que enfrentam em suas vidas para realizar esses sonhos."


Fontes:

Wikipedia

https://www.uol.com.br/esporte/faq/marta-quem-e-idade-onde-mora-onde-nasceu-e-outras-duvidas.htm

https://brasilescola.uol.com.br/biografia/marta-vieira-da-silva.htm

https://cebds.org/jogadora-marta-e-nomeada-pela-onu-como-defensora-dos-objetivos-globais/#.YEEuDGhKjIU

https://www.bbc.com/portuguese/internacional-55051920



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dicas dos Servidores

Após a implantação do PJE e a vigência da nova resolução que trata da prestação de contas dos partidos políticos, tenho observado a grande quantidade de equívocos nas petições iniciais, o que gera retrabalho e atraso na evolução do processo, já que o cartório deve certificar, passar a despacho e efetivar as retificações na autuação. Somente após isso é que as demais providências são tomadas, o que gera demora em alguns dias, para o desfecho.
Ultimamente cumpri vários atos de retificação de autuação, em situações que poderiam ser evitadas facilmente com disseminação de informações sobre a petição inicial da prestação de contas, notadamente a de declaração de ausência de movimentação.
A partir do momento em que a prestação de contas deixa de ser procedimento administrativo e passa a jurisdicional, formalidades mínimas quanto à petição inicial devem ser observadas, salvo melhor juízo, apesar de ser um processo atípico, sem a "triangulação" processual.
Entre os equívocos mais comuns estão:
- peticionamento perante o segundo grau de jurisdição;
- autuação em zona diversa da competente, em locais com mais de uma zona;
- classificação incorreta (PETIÇÃO CÍVEL - Regularização... X PRESTAÇÃO DE CONTAS);
- ausência dos nomes dos responsáveis - presidente e tesoureiro - e de sua qualificação;
- falta de qualquer justificativa para o fato de o partido não ter movimentação durante todo o ano ("causa de pedir"), em caso de declaração de ausência de movimentação de recursos.
Assim, elaborei um formulário modelo de petição, que poderá servir de orientação para aqueles que tenham dúvida, conforme link abaixo, com a redação a ser adaptada e melhorada.
Submeto à avaliação de conveniência quanto à divulgação no Blog:


Atenciosamente,
João Evódio Silva Cesário
Analista Judiciário | ZE-048