sexta-feira, 12 de março de 2021

Mulheres na Bahia, no Brasil e no Mundo

 


Rita de Cássia Batista dos Santos,  Nasceu em Salvador no dia 22 de maio de é uma radialistajornalista e apresentadora de televisão brasileira. Rita, começou sua carreira na Rádio Metrópole em Salvador, já apresentou o programa vespertino de variedades Muito Mais em 2012,na Band, além de ficar mais conhecida por sua cobertura no Band Folia. Também já trabalhou na TV Aratu, afiliada do SBT na Bahia. Integrou ainda a equipe do programa A Liga em 2013. Tempos depois voltou à Rádio Metrópole onde começou sua carreira. Apresentou o telejornal em 2016 e depois trabalhou no telejornal TVE Revista da TVE Bahia entre 2018 e 2020. 


Erika Santos Silva, mais conhecida como Erika Hilton, é vereadora de São Paulo, ativista dos Direitos Humanos, na luta por equidade para a população negra, no combate à discriminação contra a comunidade LGBTQIA+ e pela valorização das iniciativas culturais jovens e periféricas. Após passar por algumas dificuldades na adolescência, Erika foi expulsa de casa e teve que recorrer à prostituição para sobreviver, porém, depois de seis anos, foi acolhida pela mãe e retomou os estudos. Chegou a cursar pedagogia e gerontologia na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e ingressou no movimento estudantil, todavia não concluiu os cursos. Negra e transvestigênere, foi a mulher mais bem votada em 2020 em todo o país, a mais votada do PSOL e é a primeira trans eleita para a Câmara Municipal paulistana, com mais de 50 mil votos.



Rima Sultana Rimu é membro das Mulheres Líderes pela Paz em Bangladesh. Este programa, parte da Rede Global de Mulheres Construtoras da Paz, visa capacitar mulheres jovens de países afetados por conflitos a serem líderes e agentes da paz. Em uma de suas ações, respondeu à crise de refugiados Rohingya em sua comunidade defendendo uma ação humanitária com perspectiva de gênero. Ela também organiza aulas de alfabetização e matemática com perspectiva de gênero e adequadas à idade para refugiados e para mulheres e meninas da comunidade que não têm acesso à educação, além de conscientizar sobre as resoluções do Conselho de Segurança da ONU em sua comunidade por meio de transmissões de rádio e apresentações teatrais.

"Estou determinada a trazer igualdade de gênero para Bangladesh. Eu acredito no poder das mulheres e meninas para lutar por nossos direitos. Teremos sucesso."



Fontes:

https://www.bbc.com/portuguese/internacional-55051920

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dicas dos Servidores

Após a implantação do PJE e a vigência da nova resolução que trata da prestação de contas dos partidos políticos, tenho observado a grande quantidade de equívocos nas petições iniciais, o que gera retrabalho e atraso na evolução do processo, já que o cartório deve certificar, passar a despacho e efetivar as retificações na autuação. Somente após isso é que as demais providências são tomadas, o que gera demora em alguns dias, para o desfecho.
Ultimamente cumpri vários atos de retificação de autuação, em situações que poderiam ser evitadas facilmente com disseminação de informações sobre a petição inicial da prestação de contas, notadamente a de declaração de ausência de movimentação.
A partir do momento em que a prestação de contas deixa de ser procedimento administrativo e passa a jurisdicional, formalidades mínimas quanto à petição inicial devem ser observadas, salvo melhor juízo, apesar de ser um processo atípico, sem a "triangulação" processual.
Entre os equívocos mais comuns estão:
- peticionamento perante o segundo grau de jurisdição;
- autuação em zona diversa da competente, em locais com mais de uma zona;
- classificação incorreta (PETIÇÃO CÍVEL - Regularização... X PRESTAÇÃO DE CONTAS);
- ausência dos nomes dos responsáveis - presidente e tesoureiro - e de sua qualificação;
- falta de qualquer justificativa para o fato de o partido não ter movimentação durante todo o ano ("causa de pedir"), em caso de declaração de ausência de movimentação de recursos.
Assim, elaborei um formulário modelo de petição, que poderá servir de orientação para aqueles que tenham dúvida, conforme link abaixo, com a redação a ser adaptada e melhorada.
Submeto à avaliação de conveniência quanto à divulgação no Blog:


Atenciosamente,
João Evódio Silva Cesário
Analista Judiciário | ZE-048