A Semana Santa é a ocasião em que é celebrada a Paixão de Cristo, sua morte e ressurreição. Cada dia do período faz referência aos últimos acontecimentos da história de Jesus na Terra. Quinta-feira a última ceia, reunião com seus apóstolos. Sexta-feira o dia do seu sofrimento, ultraje, crucificação. Sábado, conhecido como o dia da oração e do jejum pela morte de Jesus. E, finalmente, o domingo de páscoa, o dia em que o Cristo ressuscitou, fortalecendo a fé no que virá, o sentimento de transformação, renovação.
O período é essencialmente um tempo de recolhimento espiritual para cristãos, e este ano, por questões de saúde pública, poderá ser vivenciado de forma ainda mais interiorizada para a maioria da população brasileira. A reclusão proposta pela situação emergencial, como medida contra o avanço do contágio do coronavírus, dá condições de um maior aprofundamento reflexivo sobre nossa realidade (interna e externa).
Em tempos de pandemia, a Semana Santa será uma boa oportunidade para refletir e perceber que problemas não são caminho sem saída. Para ponderar que muitas dificuldades nos levam a restaurar a esperança em nós mesmos e nos seres humanos, nos ensinam a encarar a vida como uma jornada de altos e baixos, e, a exemplo do trajeto do Cristo até sua morte na cruz, a acreditar que não existem obstáculos intransponíveis.
Em virtude do isolamento social como prevenção ao coronavírus, as igrejas não poderão reunir seus fiéis em missas e cultos, possibilitando a participação nas celebrações da Semana Santa pela televisão ou redes sociais. A situação levou a Igreja Católica a publicar uma série de recomendações para o período, que pode ser acessada aqui.
Outras formas de alimentar o espírito
Durante o feriadão em isolamento, também é possível ter acesso a uma diversidade de trabalhos de arte e cultura disponibilizados pelos mesmos canais. Teatro, cinema, música são algumas opções.
O projeto Na Quarentena tem Teatro oferece (diariamente e por prazo limitado) uma variedade de peças, com a chance de rever sucessos consagrados do teatro baiano. Os links estão todos em www.facebook.com/naquarentenatemteatro. O cine Belas Artes de São Paulo possui plataforma repleta de bons filmes que ficarão para acesso gratuito do público até o dia 15 de abril (https://www.belasartesalacarte.com.br/browse).
Pensando em continuar levando música ao público e com a expectativa de contribuir para que as pessoas cumpram a quarentena, a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) preparou uma programação de apresentações didáticas e solos de concertos via web que recebeu o título de #OSBAflix - Especial Quarentena. Essas transmissões vão acontecer no perfil da OSBA na rede social Instagram (@orquestrasinfonicadabahia).
Matéria: Dulce Sampaio
Nenhum comentário:
Postar um comentário