quarta-feira, 8 de abril de 2020

Semana Santa em isolamento: velhos hábitos renovados


A Semana Santa é a ocasião em que é celebrada a Paixão de Cristo, sua morte e ressurreição. Cada dia do período faz referência aos últimos acontecimentos da história de Jesus na Terra. Quinta-feira a última ceia, reunião com seus apóstolos. Sexta-feira o dia do seu sofrimento, ultraje, crucificação. Sábado, conhecido como o dia da oração e do jejum pela morte de Jesus. E, finalmente, o domingo de páscoa, o dia em que o Cristo ressuscitou, fortalecendo a fé no que virá, o sentimento de transformação, renovação.
O período é essencialmente um tempo de recolhimento espiritual para cristãos, e este ano, por questões de saúde pública, poderá ser vivenciado de forma ainda mais interiorizada para a maioria da população brasileira. A reclusão proposta pela situação emergencial, como medida contra o avanço do contágio do coronavírus, dá condições de um maior aprofundamento reflexivo sobre nossa realidade (interna e externa).

Em tempos de pandemia, a Semana Santa será uma boa oportunidade para refletir e perceber que problemas não são caminho sem saída. Para ponderar que muitas dificuldades nos levam a restaurar a esperança em nós mesmos e nos seres humanos, nos ensinam a encarar a vida como uma jornada de altos e baixos, e, a exemplo do trajeto do Cristo até sua morte na cruz, a acreditar que não existem obstáculos intransponíveis.

Em virtude do isolamento social como prevenção ao coronavírus, as igrejas não poderão reunir seus fiéis em missas e cultos, possibilitando a participação nas celebrações da Semana Santa pela televisão ou redes sociais. A situação levou a Igreja Católica a publicar uma série de recomendações para o período, que pode ser acessada aqui.   

Outras formas de alimentar o espírito

Durante o feriadão em isolamento, também é possível ter acesso a uma diversidade de trabalhos de arte e cultura disponibilizados pelos mesmos canais. Teatro, cinema, música são algumas opções.

O projeto Na Quarentena tem Teatro oferece (diariamente e por prazo limitado) uma variedade de peças, com a chance de rever sucessos consagrados do teatro baiano. Os links estão todos em www.facebook.com/naquarentenatemteatro. O cine Belas Artes de São Paulo possui plataforma repleta de bons filmes que ficarão para acesso gratuito do público até o dia 15 de abril (https://www.belasartesalacarte.com.br/browse).

Pensando em continuar levando música ao público e com a expectativa de contribuir para que as pessoas cumpram a quarentena, a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) preparou uma programação de apresentações didáticas e solos de concertos via web que recebeu o título de #OSBAflix - Especial Quarentena. Essas transmissões vão acontecer no perfil da OSBA na rede social Instagram (@orquestrasinfonicadabahia).

Matéria: Dulce Sampaio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dicas dos Servidores

Após a implantação do PJE e a vigência da nova resolução que trata da prestação de contas dos partidos políticos, tenho observado a grande quantidade de equívocos nas petições iniciais, o que gera retrabalho e atraso na evolução do processo, já que o cartório deve certificar, passar a despacho e efetivar as retificações na autuação. Somente após isso é que as demais providências são tomadas, o que gera demora em alguns dias, para o desfecho.
Ultimamente cumpri vários atos de retificação de autuação, em situações que poderiam ser evitadas facilmente com disseminação de informações sobre a petição inicial da prestação de contas, notadamente a de declaração de ausência de movimentação.
A partir do momento em que a prestação de contas deixa de ser procedimento administrativo e passa a jurisdicional, formalidades mínimas quanto à petição inicial devem ser observadas, salvo melhor juízo, apesar de ser um processo atípico, sem a "triangulação" processual.
Entre os equívocos mais comuns estão:
- peticionamento perante o segundo grau de jurisdição;
- autuação em zona diversa da competente, em locais com mais de uma zona;
- classificação incorreta (PETIÇÃO CÍVEL - Regularização... X PRESTAÇÃO DE CONTAS);
- ausência dos nomes dos responsáveis - presidente e tesoureiro - e de sua qualificação;
- falta de qualquer justificativa para o fato de o partido não ter movimentação durante todo o ano ("causa de pedir"), em caso de declaração de ausência de movimentação de recursos.
Assim, elaborei um formulário modelo de petição, que poderá servir de orientação para aqueles que tenham dúvida, conforme link abaixo, com a redação a ser adaptada e melhorada.
Submeto à avaliação de conveniência quanto à divulgação no Blog:


Atenciosamente,
João Evódio Silva Cesário
Analista Judiciário | ZE-048