quinta-feira, 23 de julho de 2020

Por onde anda?


Olá meus caríssimos colegas!

Diante das perguntas: “Por onde ando e como estou vivendo meu dia a dia”, começo por lhes falar dos meus sentimentos. Sinto saudade de vocês, das nossas conversas, nossos abraços, nossos sorrisos e risos. Sinto falta de estar perto dos amigos e amigas que fiz, das cantorias em pleno expediente, dos conselhos, até do abafamento para conseguir dar conta dos processos que às vezes se reproduziam feito coelhos.

Bem, para quem não me conhece vou me apresentar. Sou Viliane e trabalhei por 28 anos, 3 meses e 9 dias no TRE. Por muito tempo na SGP, algum tempo na SJU e pouco tempo na Corregedoria, e lembro do rostinho de cada um dos colegas com imenso carinho.

Agora sim, posso responder à pergunta inicial. Se não fosse a pandemia, e por conta dela a quarentena, a resposta seria diferente, mas tenho que dizer que ando por aqui mesmo, em casa. Acredito que igual a vocês! Agora, como estou vivendo o meu dia a dia, aí sim, com muita intensidade.

Desde que me aposentei, aliás, antes mesmo da aposentadoria, resolvi voltar à faculdade. Faço faculdade de Psicologia e estou enlouquecendo! Ops...que paradoxal! Homi mininu, nunca li tanto, escrevi tanto, assisti tanto vídeo e filme, e vi tanta live! Junta tudo isso com os serviços domésticos, pronto, eis que surge uma mente e corpo ocupados. Ainda não consegui achar o significado de “inativo”, pois haja atividade nessa vida. No fim das contas, é muito prazeroso fazer o que se gosta (tirando a parte dos serviços domésticos, Deus é mais!!! Nesse caso, o prazer vem depois de tudo limpo).

Espero que meus queridos coleguinhas estejam se cuidando e mantendo o distanciamento físico, jamais o isolamento social. A propósito, graças às redes sociais, consigo manter uma conversação alegre, divertida e interessante com muitos amigos e amigas que fiz no Tribunal e fora dele. Fiquei feliz em saber de Marluce (a qual chamava de elegantinha) e Liu, minhas queridas colegas por quem tenho um imenso carinho!

Finalizo parabenizando a SGP por esta iniciativa e aos colegas que fazem o blog acontecer. Sinto-me realizada e com a sensação de dever cumprido, ajeitando-me como posso e a quarentena permite, preparando-me para enfrentar novos desafios e ajeitar muitas cabeças (brincadeirinha!). Sinto falta dos colegas, dos chefes e das seções onde trabalhei, mas acho que a aposentadoria veio na hora exata para conhecer um novo tipo de trabalho, fazer outras amizades e realizar sonhos.

Repito uma frase de Hebe Camargo que me representa: Eu sou apaixonada pela VIDA!


Viliane Neves Machado

Servidora Aposentada


3 comentários:

  1. Vili, que bom ter você no BLOG! Saudades de seu sorriso e de sua alegria. Um grande beijo.

    ResponderExcluir
  2. Querida Vili, que bom te ler! É muito óbvia a sua paixão pela vida, o seu sorriso sempre presente te denuncia, eterna garota! Tenho certeza que, com a energia maravilhosa que você espalha por onde passa, vai conseguir ajeitar muitas cabecinhas. Receba o meu mais sincero e carinhoso abraço!
    Liu (Eliana Maciel)

    ResponderExcluir
  3. Oi, Vili, bom te "ver" por aqui e saber que você está bem na (in)ATIVIDADE!! rsrsrs
    Bom saber, tb, que seremos colegas tb fora do Tribunal, afinal, aí vem mais uma psicóloga...
    Sinto falta de você lá no Tribunal, do seu sorriso, dos seus saberes (o Oráculo! kkk), do seu carinho com todos nós, do seu alto astral!!
    Que a sua Vida siga iluminada e que seus caminhos tenham sempre a alegria que você sabe plantar no coração das pessoas.
    Beijinhos, querida, e até breve!
    Ana Amélia

    ResponderExcluir

Dicas dos Servidores

Após a implantação do PJE e a vigência da nova resolução que trata da prestação de contas dos partidos políticos, tenho observado a grande quantidade de equívocos nas petições iniciais, o que gera retrabalho e atraso na evolução do processo, já que o cartório deve certificar, passar a despacho e efetivar as retificações na autuação. Somente após isso é que as demais providências são tomadas, o que gera demora em alguns dias, para o desfecho.
Ultimamente cumpri vários atos de retificação de autuação, em situações que poderiam ser evitadas facilmente com disseminação de informações sobre a petição inicial da prestação de contas, notadamente a de declaração de ausência de movimentação.
A partir do momento em que a prestação de contas deixa de ser procedimento administrativo e passa a jurisdicional, formalidades mínimas quanto à petição inicial devem ser observadas, salvo melhor juízo, apesar de ser um processo atípico, sem a "triangulação" processual.
Entre os equívocos mais comuns estão:
- peticionamento perante o segundo grau de jurisdição;
- autuação em zona diversa da competente, em locais com mais de uma zona;
- classificação incorreta (PETIÇÃO CÍVEL - Regularização... X PRESTAÇÃO DE CONTAS);
- ausência dos nomes dos responsáveis - presidente e tesoureiro - e de sua qualificação;
- falta de qualquer justificativa para o fato de o partido não ter movimentação durante todo o ano ("causa de pedir"), em caso de declaração de ausência de movimentação de recursos.
Assim, elaborei um formulário modelo de petição, que poderá servir de orientação para aqueles que tenham dúvida, conforme link abaixo, com a redação a ser adaptada e melhorada.
Submeto à avaliação de conveniência quanto à divulgação no Blog:


Atenciosamente,
João Evódio Silva Cesário
Analista Judiciário | ZE-048