terça-feira, 9 de março de 2021

Nossas Mulheres TRE-BA

 

Ser mulher ajudou ou prejudicou quando quiseste construir uma carreira, ou materializar um projeto?

Felizmente, nunca percebi a questão do gênero interferir na minha trajetória profissional. Talvez devido à minha personalidade, sempre procurei focar no meu caminho e não nas limitações impostas pelos padrões. Apesar disso, não pude deixar de observar o esforço de outras mulheres ao meu redor, na tentativa de se afirmarem como profissionais competentes.

O que é que te ensinaram as mulheres da tua vida? Mães, irmãs, avós, tias, primas, madrinhas, vizinhas, etc.

Eu sou um mosaico das mulheres da minha vida, cada uma deixou em mim um pedaço de si: confiar no cuidado de Deus em qualquer circunstância, disciplina e determinação, nunca achar tarde para aprender algo novo, perceber que há uma lição a aprender nas situações dolorosas e, o principal, todas elas me ensinaram que sempre terei pra onde voltar e me abrigar.

Quem é a maior influência em sua vida?

Todas as mulheres que se reinventam todos os dias para, corajosamente, educar seus filhos, manter a casa organizada, cuidar das finanças, se fazer respeitar profissionalmente e ainda conseguir se orgulhar quando se olhar no espelho.

O que você considera como atributos femininos?

Acredito que são nossos atributos dar leveza às situações, ser perspicazes e atentas, versáteis por natureza e cuidadosas com os nossos, porque nós somos sensíveis, não frágeis!

Por que o Dia Internacional da Mulher é importante?

Pra lembrar que, apesar de estarmos em maior quantidade, nossa representatividade ainda é mínima no que se refere às posições de comando e poder. Para lembrar que "ser do lar" deve ser uma questão de escolha, não de falta dela. E, acima de tudo, para lembrar as tantas mulheres que foram sacrificadas para que hoje pudéssemos ter liberdade de escolha e opinião, ao menos legalmente, já que o índice de feminicídio nos faz lembrar diariamente que, na prática, ainda há muito por se fazer.

No Dia Internacional da Mulher. Como vai comemorar este dia?

Trabalhando orgulhosamente no cargo pelo qual eu tanto me esforcei, assim como compartilhando o monte de mensagens que receberei nas redes sociais. Rsrsrs

Qual mensagem você gostaria de deixar para homens e mulheres no Dia Internacional da Mulher?

Independente de gênero, seja humano. Humano de verdade! 


Cintia Silva
Técnico Judiciário
88ª ZE - Seabra

2 comentários:

  1. Essa mulher é minha inspiração. Parabéns pelo seu esforço quanto mulher e por correr sempre atrás do que deseja. Parabéns a todas mulheres

    ResponderExcluir
  2. Essa mulher é arretada!!!Saudade de tu, visse!!!

    ResponderExcluir

Dicas dos Servidores

Após a implantação do PJE e a vigência da nova resolução que trata da prestação de contas dos partidos políticos, tenho observado a grande quantidade de equívocos nas petições iniciais, o que gera retrabalho e atraso na evolução do processo, já que o cartório deve certificar, passar a despacho e efetivar as retificações na autuação. Somente após isso é que as demais providências são tomadas, o que gera demora em alguns dias, para o desfecho.
Ultimamente cumpri vários atos de retificação de autuação, em situações que poderiam ser evitadas facilmente com disseminação de informações sobre a petição inicial da prestação de contas, notadamente a de declaração de ausência de movimentação.
A partir do momento em que a prestação de contas deixa de ser procedimento administrativo e passa a jurisdicional, formalidades mínimas quanto à petição inicial devem ser observadas, salvo melhor juízo, apesar de ser um processo atípico, sem a "triangulação" processual.
Entre os equívocos mais comuns estão:
- peticionamento perante o segundo grau de jurisdição;
- autuação em zona diversa da competente, em locais com mais de uma zona;
- classificação incorreta (PETIÇÃO CÍVEL - Regularização... X PRESTAÇÃO DE CONTAS);
- ausência dos nomes dos responsáveis - presidente e tesoureiro - e de sua qualificação;
- falta de qualquer justificativa para o fato de o partido não ter movimentação durante todo o ano ("causa de pedir"), em caso de declaração de ausência de movimentação de recursos.
Assim, elaborei um formulário modelo de petição, que poderá servir de orientação para aqueles que tenham dúvida, conforme link abaixo, com a redação a ser adaptada e melhorada.
Submeto à avaliação de conveniência quanto à divulgação no Blog:


Atenciosamente,
João Evódio Silva Cesário
Analista Judiciário | ZE-048