sábado, 28 de março de 2020

Agenda Cultural

Espetáculos teatrais para assistir online na quarentena
 Neste domingo (29), às 11h, o Teatro Castro Alves exibirá online o espetáculo “Foi Por Esse Amor”


Se você cansou de maratonar séries e filmes durante este período de distanciamento social, uma boa opção é assistir a espetáculos teatrais. Pela internet, é claro. Diversos grupos e artistas têm disponibilizado uma programação “supimpa” via web que pode ser acessada pelas redes sociais. Nesta sexta-feira (27/3), Dia Mundial do Teatro, trazemos abaixo uma lista com algumas peças online que você pode conferir durante o período de confinamento.

Confira as dicas e faça a sua agenda
·        Espetáculo “Foi Por Esse Amor”
O Teatro Castro Alves apresentará, neste domingo (29/3), às 11h, o espetáculo “Foi Por Esse Amor”. A exibição ocorrerá nas redes sociais do TCA (@teatrocastroalvesoficial), no Facebook e no Instagram. Com texto e direção assinados por João Guisande, que protagoniza a peça ao lado do pai, Antônio Roque, a montagem traz à tona histórias e memórias da dupla, junto de narrativas sobre o cotidiano soteropolitano.
·        Espetáculo “Dolores”
A atriz Lara Córdulla apresenta nesta sexta (27/3), às 21h, o espetáculo “Dolores” em uma live no seu instagram (@laracordulla). O monólogo rendeu à atriz uma indicação ao Prêmio APCA. Com texto e direção de Marcelo Várzea, a obra fala sobre uma atriz que decide deixar os palcos, mas antes reúne um grupo de jornalistas e influenciadores para que possa contar sua história.
·        “Os Sertões”
O Teatro Oficina, um dos espaços mais tradicionais de São Paulo, liberou o espetáculo “Os Sertões” online. Mas é preciso ficar atento às datas de liberação de cada parte da peça. Tudo ficará disponível até o fim da quarentena. Clique aqui para assistir.
·        Espetáculo “As Mãos Sujas”
Escrito pelo francês Jean-Paul Sartre, na corrente do pós-guerra, o drama “As Mãos Sujas” (1948) também está disponível online. Com direção de José Fernando Peixoto de Azevedo, a peça narra a trajetória de um jovem que precisa fazer um acordo entre partidos políticos. A montagem também dialoga com o universo do filme “Terra em Transe” (1967), do cineasta Glauber Rocha. Para assistir, clique aqui.
·        “French Kiss O Musical”
Musical? Temos. A atriz Renata Ricci liberou “French Kiss O Musical” durante a quarentena. O público acompanha as aventuras e desventuras de uma cantora de cabaré que percorre o mundo em busca de seu grande amor. Recheado de bom humor e de brincadeiras com situações do cotidiano, a personagem entoa versões em francês de clássicos como “Kiss”, do cantor norte-americano Prince, “Is This Love”, de Bob Marley, “Chocolate”, de Tim Maia, e “Tatuagem” de Chico Buarque, em versões assinadas por Edgar Duvivier. Para assistir, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dicas dos Servidores

Após a implantação do PJE e a vigência da nova resolução que trata da prestação de contas dos partidos políticos, tenho observado a grande quantidade de equívocos nas petições iniciais, o que gera retrabalho e atraso na evolução do processo, já que o cartório deve certificar, passar a despacho e efetivar as retificações na autuação. Somente após isso é que as demais providências são tomadas, o que gera demora em alguns dias, para o desfecho.
Ultimamente cumpri vários atos de retificação de autuação, em situações que poderiam ser evitadas facilmente com disseminação de informações sobre a petição inicial da prestação de contas, notadamente a de declaração de ausência de movimentação.
A partir do momento em que a prestação de contas deixa de ser procedimento administrativo e passa a jurisdicional, formalidades mínimas quanto à petição inicial devem ser observadas, salvo melhor juízo, apesar de ser um processo atípico, sem a "triangulação" processual.
Entre os equívocos mais comuns estão:
- peticionamento perante o segundo grau de jurisdição;
- autuação em zona diversa da competente, em locais com mais de uma zona;
- classificação incorreta (PETIÇÃO CÍVEL - Regularização... X PRESTAÇÃO DE CONTAS);
- ausência dos nomes dos responsáveis - presidente e tesoureiro - e de sua qualificação;
- falta de qualquer justificativa para o fato de o partido não ter movimentação durante todo o ano ("causa de pedir"), em caso de declaração de ausência de movimentação de recursos.
Assim, elaborei um formulário modelo de petição, que poderá servir de orientação para aqueles que tenham dúvida, conforme link abaixo, com a redação a ser adaptada e melhorada.
Submeto à avaliação de conveniência quanto à divulgação no Blog:


Atenciosamente,
João Evódio Silva Cesário
Analista Judiciário | ZE-048