quarta-feira, 29 de abril de 2020

Dia Internacional da Dança - Dance with me



(...) Desde pequena danço, dancei profissionalmente e me tornei coreógrafa. Fui da geração que estudou Martha Graham, José Limón, Laban, Mercê Cunningham, Rolf Gelewisky. Amamos Pina Baush, Maurice Bejart, Win Wandekeibus e Jiry William.
Estudei a forma, ensinei ballet clássico me identifiquei com a dança moderna e o experimentalismo das universidades de arte. Tive uma carreira bonita e cheia de glamour. Porém, desde muito jovem, me sentia inquieta e precisava saber mais sobre expansão da consciência, meditação e técnicas de curas e espiritualidade. Com esta temática me rodeando, e a paixão pela dança, certamente tive que escolher qual caminho trilhar. Escolhi definitivamente ha 15 anos atrás, a dança como medicina.
A função da medicina é propiciar a cura, esta advém da integração da vontade humana na vontade do eu interior. Em outras palavras, da união da forma com os padrões do seu arquétipo. (Arquétipo e Corpo). A dança como forma de libertar o ser das críticas e julgamentos. A função da dança como medicina é prover, portanto, condições favoráveis para a ação da força de vida universal, ela exerce verdadeiro trabalho de cura assim como o alimento, água e ar fornecem materiais para esta mesma força reparar os tecidos do corpo e regenerar as células.
A dança consciente que aproxima as pessoas, que expressa à essência da verdade, daquilo que a atenção plena ao momento presente favorece. O indivíduo é o canal da manifestação, sua consciência é o regente da dança. A consciência não existe por si só, ela é fruto da interação de duas polaridades, o poder da energia criadora e a receptividade da matriz universal.
Fui à procura de mestres, coaches, professores espirituais, participei de retiros intensivos, me perguntando: como curamos?
Para a cura efetuar-se é preciso fé e intenção de transformar-se, pois ela não depende exclusivamente de agentes materiais. A cura do corpo físico, do emocional ou do mental , quando verdadeira, decorre da cura interior. A cura aproxima a criatura da face sagrada.
É porque os processos mentais podem nos desassociar e nos roubar do instante presente.
Esse roubo energético, contudo, me fascinou por muito tempo, como posso estar viva e presente, se os meus pensamentos me desviam da experiência em si? A dança consciente é uma ferramenta potente para desarmar muros de proteção, e fazer fluir seres empacados na mente racional.

Quando a razão adquire o controle dos movimentos, a mente concreta não pode unir-se a mente abstrata, nem reconhecer os padrões arquetípicos que deveriam ser expressos. Hoje reconheço nos meus discípulos, dançarinos, as personalidades que já adentram nas aulas livres, sem filtros e sem necessidade de controlar o processo. Vejo todos os dias pessoas descongelarem as armaduras. No terceiro corpo (grupo), a nossa união em torno da mesma meta e sua atividade ritmada durante certo tempo cria no plano subjetivo uma entidade de cura.(...)

Dedico-me a facilitar workshops inspirando pessoas a explorar possibilidades de estar presente e escutar o corpo que sussurra. A dança consciente, meditativa, xamânica, nos coloca em sincronia com os ritmos da natureza, ou pelo menos abre as portas de novas percepções que é a escuta do campo que vibra. Detectamos os estados energéticos repercutidos sobre nossos sentidos percebidos como ondas de energia que podem vir como aroma, som, cor, formas. Tudo que é manifestado, todo universo é vibração. O tipo, a intensidade, a qualidade e o tom de uma vibração detectada, dão indícios acerca de sua fonte.(...)
A inteligência corporal é um dom que possibilita transitar em mundos paralelos, em dimensões, onde ocorre o desdobramento de um nível de consciência a outro. As diferentes frequências vibratórias de cada nível que se apresenta. Aprendi na prática quando é preciso lutar, ou ceder, amar ou dar limites, aproximar ou separar. Aprendi a escutar meu corpo, minha intuição, seguir meu ritmo, criar meus símbolos sagrados pessoais e ritos de passagem.
No estado só mental não escutamos as informações que vem de outros lugares do corpo e do espaço como dos sonhos, da meditação, da intuição e do coração. Mudem de lugar, escolham outra perspectiva, arrisquem, saiam da rotina, chorem, cantem, diga eu te amo, aprendam a ler o vocabulário energético. A comunicação da vida. Dançar, em vez de dormir, caminhar, caminhar e limpar os pensamentos, correr, parar e silenciar. Escutar sem repetir padrões. Fazer tudo diferente e sentir o que acontece com seu corpo emoção e fluxo. Atentem-se as sensações e o modo como se movimenta na vida. Pare, escute o silêncio de dentro, onde tudo é paz, terreno de Cocriação. Desista de você. Se entregue a dança. Desista de projetar seus desejos e filmes no outro. Introspecte, seja espaço, som, luz, ritmo. Frequências de vibrações elevadas. Faça sua alma dançar. Dançar para cocriar, Dançar para unir, dançar para curar, dançar para celebrar.
Como gosto de escutar o espaço e o que não é dito, vejo nos gestos algo que nos assemelha, vejo nossos medos e muita vontade de acertar, vejo nos círculos mais sábios a insegurança da criança interior, vejo a criança interior negligenciada em quase todos. Salvemos a alegria, a pureza e a fantasia! Nossa criança interna precisa ser reconhecida, amada e honrada. Ela é o princípio do buscador.(...)
O mundo tem um ritmo, a existência possui uma cadência que podemos codificar apreender e sentir uma cadência de infinitas possibilidades. Não estamos falando da cadência monótona dos ponteiros do relógio. O dançarino tem o ouvido – nos dedos dos pés!”. O mundo se move em uma cadência singular em cada ponto, somos parte deste ritmo, sentimos em cada célula, colocamo-nos em harmonia ou desarmonia com ele. Dançamos a Vida! Movimento para a vida!

@giselarocha @movimentforlifebrasil
https://wsimag.com/pt/espetaculos/50318-dance-with-me


Nasceu e cresceu em Salvador da Bahia, onde também começou sua dança-educação, incluindo dança clássica e moderna. Aos dezoito anos, continuou seus estudos na Universidade Federal da Bahia e no Instituto Limón, na cidade de Nova York. Entre seus temas, estavam técnicas de ballet clássico, Laban, Graham e Limón, bem como improvisação e coreografia. Criadora do Movement for Life - MFL, método que integraliza o movimento e autoconhecimento (https://www.movementforlifebrasil.com/ ).

A paixão de Gisela Rocha pela dança e pelo movimento se reflete em mais de 30 coreografias realizadas em vários países. Gisela conduz *workshops* de movimento em todo o mundo e é membro de júri em competições internacionais de dança em Berlim e Seul, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dicas dos Servidores

Após a implantação do PJE e a vigência da nova resolução que trata da prestação de contas dos partidos políticos, tenho observado a grande quantidade de equívocos nas petições iniciais, o que gera retrabalho e atraso na evolução do processo, já que o cartório deve certificar, passar a despacho e efetivar as retificações na autuação. Somente após isso é que as demais providências são tomadas, o que gera demora em alguns dias, para o desfecho.
Ultimamente cumpri vários atos de retificação de autuação, em situações que poderiam ser evitadas facilmente com disseminação de informações sobre a petição inicial da prestação de contas, notadamente a de declaração de ausência de movimentação.
A partir do momento em que a prestação de contas deixa de ser procedimento administrativo e passa a jurisdicional, formalidades mínimas quanto à petição inicial devem ser observadas, salvo melhor juízo, apesar de ser um processo atípico, sem a "triangulação" processual.
Entre os equívocos mais comuns estão:
- peticionamento perante o segundo grau de jurisdição;
- autuação em zona diversa da competente, em locais com mais de uma zona;
- classificação incorreta (PETIÇÃO CÍVEL - Regularização... X PRESTAÇÃO DE CONTAS);
- ausência dos nomes dos responsáveis - presidente e tesoureiro - e de sua qualificação;
- falta de qualquer justificativa para o fato de o partido não ter movimentação durante todo o ano ("causa de pedir"), em caso de declaração de ausência de movimentação de recursos.
Assim, elaborei um formulário modelo de petição, que poderá servir de orientação para aqueles que tenham dúvida, conforme link abaixo, com a redação a ser adaptada e melhorada.
Submeto à avaliação de conveniência quanto à divulgação no Blog:


Atenciosamente,
João Evódio Silva Cesário
Analista Judiciário | ZE-048