quinta-feira, 11 de março de 2021

Nossas Mulheres TRE-BA

 

1. Ser mulher ajudou ou prejudicou quando quiseste construir uma carreira, ou materializar um projeto?

     Acredito que nem ajudou, nem prejudicou. Sempre procurei através do estudo e da capacitação fazer o melhor, para que pudesse alcançar meus objetivos. No meu ambiente familiar sempre fui incentivada a batalhar pela construção de uma carreira, a questão de ser mulher nunca foi tratada como fator de impedimento para o alcance dos propósitos. 


2. O que é que te ensinaram as mulheres da tua vida? Mães, irmãs, avós, tias, primas, madrinhas, vizinhas, etc.


      Me ensinaram a ter força, coragem, persistência, nunca desistir de meus sonhos e que a conquista da independência financeira era muito importante para a mulher.



3. Quem é a maior influência em sua vida?


       Minha mãe e minha avó materna são minhas inspirações eternas, pelos seus exemplos, mulheres marcantes e determinantes dentro da nossa família, sempre se posicionaram como líderes na construção de elos entre todos, incentivadoras da educação como base para a construção de uma carreira sólida.



4. O que você considera como atributos femininos?

      Força, determinação, coragem, inteligência, talento, com um toque de sensibilidade.

5. Por que o Dia Internacional da Mulher é importante?

Para celebrar e reafirmar a capacidade feminina. Lembrar das lutas que foram necessárias para que pudéssemos exercer nossos direitos, o que possibilitou a mudança do papel da mulher na sociedade. Em virtude das manifestações realizadas podemos votar e ser votadas, dentre muitas outras conquistas. Contudo, muitas mulheres ainda enfrentam dificuldades em ter seus direitos básicos garantidos ao redor do mundo. Existem muitos direitos ainda a serem conquistados pelas mulheres. A data é importante para a reflexão de todos.

6. No Dia Internacional da Mulher. Como vai comemorar este dia?


Trabalhando neste Órgão que tem uma simbologia muito importante para a mulher. O TRE-BA garante o exercício do voto, umas das nossas conquistas.


7. Qual mensagem você gostaria de deixar para homens e mulheres no Dia Internacional da Mulher?

Que busquemos unir nossas competências, talentos e singularidades para construir um mundo melhor e que procuremos sempre nos colocar no lugar do outro, sem preconceitos.


Kércia Sant'Ana Sodré
SEGOVE

2 comentários:

  1. Parabéns querida colega Kércia. Mulher forte e linda. Cheia de competências, talentos e singularidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Cris. Você é uma querida e também muito linda e cheia força.

      Excluir

Dicas dos Servidores

Após a implantação do PJE e a vigência da nova resolução que trata da prestação de contas dos partidos políticos, tenho observado a grande quantidade de equívocos nas petições iniciais, o que gera retrabalho e atraso na evolução do processo, já que o cartório deve certificar, passar a despacho e efetivar as retificações na autuação. Somente após isso é que as demais providências são tomadas, o que gera demora em alguns dias, para o desfecho.
Ultimamente cumpri vários atos de retificação de autuação, em situações que poderiam ser evitadas facilmente com disseminação de informações sobre a petição inicial da prestação de contas, notadamente a de declaração de ausência de movimentação.
A partir do momento em que a prestação de contas deixa de ser procedimento administrativo e passa a jurisdicional, formalidades mínimas quanto à petição inicial devem ser observadas, salvo melhor juízo, apesar de ser um processo atípico, sem a "triangulação" processual.
Entre os equívocos mais comuns estão:
- peticionamento perante o segundo grau de jurisdição;
- autuação em zona diversa da competente, em locais com mais de uma zona;
- classificação incorreta (PETIÇÃO CÍVEL - Regularização... X PRESTAÇÃO DE CONTAS);
- ausência dos nomes dos responsáveis - presidente e tesoureiro - e de sua qualificação;
- falta de qualquer justificativa para o fato de o partido não ter movimentação durante todo o ano ("causa de pedir"), em caso de declaração de ausência de movimentação de recursos.
Assim, elaborei um formulário modelo de petição, que poderá servir de orientação para aqueles que tenham dúvida, conforme link abaixo, com a redação a ser adaptada e melhorada.
Submeto à avaliação de conveniência quanto à divulgação no Blog:


Atenciosamente,
João Evódio Silva Cesário
Analista Judiciário | ZE-048